Você está em: Página inicial | Notícias | FCMS recebe novas doações da Associação dos Docentes

FCMS recebe novas doações da Associação dos Docentes

Desde a sua fundação, na década de 60, a Associação dos Docentes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP atua de maneira voluntária e permanente em ações que favorecem a instituição de ensino. "A criação desta associação foi fruto da iniciativa de um grupo de professores da universidade com o objetivo de atender a algumas necessidades pontuais", revela o atual presidente da associação, professor Enio Marcio Maia Guerra.

Ao longo dessas cinco décadas de existência, os associados realizaram doações de computadores, datashows, microscópios, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de laboratório, televisões, bonecos de simulação, entre outros. Há algumas semanas, por exemplo, foram entregues conjuntos ópticos, que serão utilizados no Laboratório de Otorrinolaringologia. "Nosso objetivo é contribuir para aprimorar ainda mais as condições de trabalho e de ensino", destaca o professor Enio.

A Associação dos Docentes é composta por, aproximadamente, 100 professores da FCMS que contribuem mensalmente com 1% do salário que recebem. "Essa é a receita que temos para trabalhar", conta o presidente da entidade. "Utilizamos esse recurso para melhorar as condições de trabalho dos professores, seja na docência ou nas instalações físicas", completa.

Segundo a professora e associada Cibele Isaac Saad Rodrigues, os avanços do grupo são notáveis: "É importante a participação do maior número de docentes possível para que a associação consiga reverter estas contribuições em prol do ensino e das pesquisas. Todos os nossos cursos são atendidos, o que beneficia não apenas os professores, mas também os alunos deste campus".

O professor Enio Guerra afirma que a Associação dos Docentes e a Associação dos Professores da PUC-SP (APROPUC) são complementares. "Viemos para somar, além de contribuir positivamente com os alunos", esclarece. "Achamos que a nossa atuação da nossa associação possa servir como estímulo a outras já existentes, ou seja, revertendo doações a favor da comunidade do campus que representam", ressalta.

Além desse auxílio, alguns docentes fazem outros tipos de contribuições voluntárias. Um desses exemplos é o financiamento parcial na produção da revista científica da FCMS, que se encontra em processo de avaliação para ser encampada pela EDUC. "A revista tem apoio da Unimed, Mediplan, do Hospital Santa Lucinda e das contribuições pessoais de vários professores. Ela é fundamental, pois publica, entre outros materiais, as pesquisas e os trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso produzidos na FCMS e por outras instituições de ensino", finaliza Guerra.

SZS- Assessoria de Imprensa
Sérgio Said