Você está em: Página inicial | Notícias | Associação para Estudo da Cirurgia do Joelho homenageia Craque Neto, ex-jogador e comentarista esportivo

Homenagem Póstuma ao Dr. João de Campos Aguiar Filho

Falece o ex-professor e ex-diretor do HSL João de Campos Aguiar Filho

Faleceu na noite de ontem (7 de agosto) o médico João de Campos Aguiar Filho. Ele foi aluno e formou-se pela primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), onde foi docente da disciplina de Anatomia durante 25 anos. Também foi diretor do Hospital Santa Lucinda (HSL). Ele tinha 87 anos, era casado há quase 70 com a senhora Idalina de Oliveira Campos Aguiar e deixa os filhos Ana Maria Cristina, Diana Maria Helena, João Henrique e Marcos Alexandre e os netos João Mário e Daniel.

Além de diretor do HSL, João Aguiar também dirigiu o Conjunto Hospitalar de Sorocaba e o Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes (Pirapitingui). Em 1971, juntamente a outros 46 médicos, fundou a Unimed Sorocaba. Lá, ocupou diversos cargos, inclusive os de superintendente e vice-presidente por diversas gestões.

Para o seu colega de turma da FCMS e amigo pessoal, Edgard Steffen, João Aguiar era um homem “dedicado, obstinado e honesto em tudo o que trabalhava ou fez”.

O diretor-adjunto da FCMS, professor Godofredo Campos Borges lembra-se com carinho do seu antigo mestre. “Quando eu era primeiranista, aqui na Faculdade, João Aguiar foi meu professor de anatomia. Para nós, é uma grande perda, pois ele era muito querido. Estamos todos muito tristes com o seu falecimento e esperamos que Deus conforte a sua família”.

A coordenadora acadêmica do HSL, professora Cibele Saad Rodrigues, conta que o professor João Aguiar sempre foi bastante envolvido com a faculdade, era dono de grande inteligência e visão de futuro, além disso foi um dos artífices da disciplina de Anatomia da FCMS, que sempre foi muito forte e reconhecida nacionalmente. “Ele ocupa um lugar de destaque na história de nossa faculdade”, resume.

Articulista e escritor, em 2012, publicou o livro “Histórias e novelas da cidade e do povo de Pirituba”. Há algum tempo, vinha se dedicando a outro livro, mas que ficou inacabado e está nos arquivos do seu computador, como conta o amigo Edgard Steffen. Outras pessoas que o conheciam mais proximamente o definem como um excelente médico, gestor e professor, assim como uma pessoa íntegra, competente, gentil, educada e inteligente.

Oftalmologista, João Aguiar fez sua especialização na Santa Casa de São Paulo. Sua tese de mestrado foi sobre a anatomia do canal lacrimal. Era considerado um profundo conhecedor da estrutura do olho humano. Após concluir a faculdade, trabalhou na cidade de Osvaldo Cruz (SP). Ao retornar a Sorocaba, atuou como cirurgião vascular e, depois, optou definitivamente pela oftalmologia.

A família da FCMS e do HSL espera que sua esposa e filhos possam superar esta perda inestimável.