Você está em: Página inicial | Notícias | Hospital Santa Lucinda amplia áreas de plantão
Nota

Hospital Santa Lucinda amplia áreas de plantão

Por: Jornal Cruzeiro do Sul.

Novo convênio firmado entre Hospital Santa Lucinda e a Prefeitura de Sorocaba amplia equipes de plantão. (Crédito – ACI )

Um novo convênio firmado entre o Hospital Santa Lucinda (HSL) e a Prefeitura de Sorocaba permitiu a implantação de mais seis equipes de plantão: obstetrícia, anestesia, pediatria, ortopedia, cirurgia geral e clínica médica. As mudanças entraram em vigor em 1º de dezembro do ano passado e otimizaram o atendimento à população, que dispõe de mais especialidades no serviço de urgência e emergência.

De acordo com o superintendente do HSL, Carlos Aparecido Teles Drisostes antes já existia médicos com essas especialidades no hospital, porém, o plantão era realizado à distância e, quando necessário, o acionamento era feito por telefone. “Hoje, todos esses especialistas realizam o plantão de maneira presencial, durante 24 horas. A única exceção é o da clínica médica, que permanece na unidade por quatro horas e, no restante do dia, caso seja solicitado, pode retornar ao hospital.”

Com este novo acordo, também foi formalizado um atendimento que já acontecia na informalidade. Trata-se do sistema de urgência referida. “A central de regulação está ligada às unidades de pronto-atendimento da cidade. Assim que o paciente dá entrada no local, os médicos reguladores recebem a informação sobre o caso e fazem o encaminhamento para o local que tenha um profissional da especialidade”, explicou Carlos. “Antes, fazíamos esse atendimento de maneira informal. A organização tem como objetivo racionalizar o uso dos equipamentos e recursos, resultando em um melhor serviço prestado à população”, completou.

Com a vinda de mais especialistas, o hospital pode oferecer uma estrutura com um centro de trauma com 12 leitos, um pronto-atendimento obstétrico e uma pediatria com 16 leitos – esta última, segundo Carlos, se tornou uma referência na cidade.

O superintendente ressalta que o hospital, além de prezar pela boa qualidade e humanização do atendimento, tem como principal objetivo o ensino. “Todas as nossas ações visam a excelência na formação do aluno. Por isso, as equipes de médicos farão preceptoria, ou seja, orientarão os alunos e residentes durante os plantões”, esclareceu Carlos. “Essa parceria com a prefeitura é um marco neste momento, uma vez que possibilita estabelecer uma relação de confiança entre o hospital, a instituição de ensino e a comunidade.”



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600