Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos

Liga de Nefrologia e Hipertensão da PUC-SP realiza ação aberta ao público neste sábado


A Liga de Nefrologia e Hipertensão da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP realizará neste sábado, dia 29, em parceria com outras ligas estudantis da instituição de ensino, uma ação especial em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril.

A II Campanha de Combate à Hipertensão Arterial será promovida no piso térreo do Shopping Iguatemi, das 10 às 17 horas. O evento, aberto gratuitamente ao público, tem por objetivo conscientizar sobre esta doença que acomete mais de 30% da população adulta e que mata quando não diagnosticada, não tratada ou não controlada.

Ao chegar, o participante preencherá uma ficha padrão para realização de análise estatística, além de ser instruído sobre como funciona o projeto. Haverá medição de peso com balança calibrada, de altura com antropômetro, cálculo do índice de massa corporal, medida da circunferência abdominal com fita métrica, teste glicêmico e medida da pressão arterial na posição sentada, com esfigmomanômetros cedidos pelo CDTR (Centro de Diálise e Transplante Renal). Os alunos de medicina serão acompanhados por um dos professores-coordenadores das ligas envolvidas.

Indivíduos que apresentarem quadro hipertensivo serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde. Haverá, ainda, realização do teste do Pico do Fluxo Expiratório (PFE), importante na avaliação pulmonar, além de orientações diversas.

Na capital

Na cidade de São Paulo (SP), o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial será recordado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) das 8 às 17 horas no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073). Durante a campanha gratuita “Menos Pressão”, médicos e demais profissionais de saúde alertarão as pessoas sobre os cuidados com a hipertensão arterial.

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600