Você está em: Página inicial | Notícias | FCMS: Dia da Luta Contra as Queimaduras

FCMS: Dia da Luta Contra as Queimaduras

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Para celebrar o Dia da Luta Contra as Queimaduras, em 6 de junho, os integrantes da Liga de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, em parceria com a Associação de Ajuda a Vítimas de Queimaduras (AVIQ) e da Prefeitura Municipal, desenvolveram ações para alertar a população sobre a prevenção de lesões. No dia 3/6, os alunos ministraram uma palestra sobre redução de danos e tratamentos das queimaduras no Centro de Referência Especializada em População em Situação de Rua. Já no dia 4/6, a atividade lúdica, que contou com os Pucalhaços, foi destinada às crianças presentes na pediatria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde os estudantes explicaram os cuidados a serem tomados para danos causados por produtos químicos ou fogo. E, para encerrar as atividades, no dia 6/6, data oficial da luta contra as queimaduras, os alunos estiveram na Praça Coronel Fernando Prestes para orientar a população sobre o atendimento inicial do paciente queimado e enfatizar a prevenção. Segundo o presidente da Liga de Cirurgia Plástica, Caio Engelbercht, além da orientação, a atividade contou com uma exposição dos produtos usados para aliviar as dores pelos populares e com aferição de pressão. “Todo mundo que passou por aqui garantiu que já teve alguma queimadura e passou alguns dos produtos não recomendados, como manteiga, pomada e pasta de dente. Essas condutas podem prejudicar o atendimento. O recomendado é lavar o ferimento em água corrente e procurar um médico”, ressaltou.