Você está em: Página inicial | Notícias | Coral de pacientes renais estreia hoje em hospital

Hosp. Santa Lucinda recebe a magia do Natal

Por: Assessoria de Comunicação Institucional – PUC/SP

Papai e Mamãe Noel levaram sorriso ao rosto dos pacientes internados. (Crédito – Site da ACI)

Dia 12/12, o espírito natalino se espalhou pelas dependências do Hospital Santa Lucinda (HSL). Papai e Mamãe Noel, acompanhados por um coral formado pelos funcionários da instituição, cantaram músicas natalinas e entregaram presentes aos pacientes internados, trazendo alento e alegria.

A ação social foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), composto por funcionários voluntários que organizam diversas atividades ao longo do ano, visando ao bem estar dos pacientes. “Este evento de Natal é preparado para todos: pacientes, familiares e colaboradores. Acreditamos que esta ação refletirá em um fortalecimento do vínculo entre paciente e a equipe hospitalar, além de uma significativa melhora no quadro clínico dos enfermos”, declarou Josiani Freire de Barros, assistente social e responsável pelo grupo.

A atividade natalina consistiu em um coral itinerante, que acompanhava o Papai Noel – Antonio Carlos Duarte, funcionário da rouparia do hospital – e a Mamãe Noel – Rosenéia Santos, telefonista do Santa Lucinda e da PUC-SP – por todos os setores. Enquanto eles entregavam panetones aos adultos e brinquedos às crianças, o coro fazia uma cantata. Eles eram regidos por Jenifer Lopes, enfermeira do Núcleo de Qualidade, que também tem formação em canto. “Já nos apresentamos nos outros anos, mas nos reuníamos somente no dia e cantávamos no improviso. Neste ano, nos planejamos melhor e conseguimos organizar quatro ensaios e preparar seis músicas, visando à qualidade da apresentação”, explicou Jenifer. “É gratificante proporcionar um pouco da mensagem do Natal e todos os ensinamentos que a data nos traz”, completou.

Para adquirir os presentes, o GTH fez uma campanha de arrecadação de verbas. “Diante dos compromissos assistenciais assumidos, o HSL não consegue destinar os recursos necessários à realização das ações de humanização. Para mantermos o grupo em operação, contamos com a ajuda da comunidade e de entidades da sociedade civil”, comentou a assistente social.

Os voluntários se sentiam recompensados ao proporcionar momentos de entretenimento a todos. “Sempre tive vontade de ser Mamãe Noel, era o meu sonho. Hoje, consegui realizá-lo por uma causa muito nobre. Ver a expressão de felicidade no rosto de cada um é algo muito valioso e especial para mim”, finalizou Rosenéia Santos.

Crédito – Site da ACI
Fotos: Facebook – PUC-SP.