Você está em: Página inicial | Notícias | Medicamento quimioterápico pode ser usado para inibir a Covid-19

Medicamento quimioterápico pode ser usado para inibir a Covid-19

O pralatrexato, medicamento para quimioterapia no tratamento de formas graves de linfoma (um dos tipos de câncer no sangue), poderia ser usado pra tratar a Covid-19, de acordo com publicação da revista científica PLOS Computational Biology.

A descoberta foi feita no Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen (China). Os pesquisadores conseguiram, por meio de cruzamento de dados no computador, definir quatro medicamentos promissores contra o SARS-CoV-2, entre mais de 1.900 testados em laboratório.

Duas das drogas (pralatrexato e azitromicina) inibiram com sucesso a replicação do vírus. Porém, no caso do pralatrexato, os efeitos colaterais são significativos; portanto, ele não pode ser aplicado imediatamente em pacientes com Covid-19.

Ainda assim, os resultados são promissores para o desenvolvimento de novos medicamentos voltados ao tratamento do novo coronavírus.