Você está em: Página inicial | Notícias | Meu bebê pode tomar suco de caixinha?

Meu bebê pode tomar suco de caixinha?


Em primeiro lugar, vamos deixar claro: os bebês devem, sempre que possível, alimentar-se exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida.

Dali em diante, eles podem receber a alimentação complementar (papinhas, arroz, batata, macarrão, carnes desfiadas e sucos naturais sem açúcar), unida à amamentação, até os dois anos de idade.

Agora, voltando ao tema dos sucos de caixinha: apesar de serem saborosos e práticos, eles devem ser evitados para crianças. Sua composição, como você verá a seguir, não é nada saudável, e pode levar a problemas como aumento da gordura abdominal, obesidade e diabetes tipo 2.

  • O suco industrializado é rico em açúcares, dentre eles frutose modificada, substância que sobrecarrega o fígado e o pâncreas;

    Ele tem poucas fibras, ou seja, é absorvido rapidamente pelo corpo e gera um pico nos níveis de insulina, o hormônio que quebra a glicose;

  • Um litro deste suco equivale a meio copo de açúcar refinado
    .
    O melhor, mesmo, é optar por água (aromatizada ou não) ou sucos de frutas naturais, sem adoçar.

Lembre-se: o açúcar tem potencial para tornar-se viciante, portanto, reduza ao máximo a exposição do seu filho a esta substância.

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600