Você está em: Página inicial | Notícias | Músicos Humanizam Hospitais

Músicos Humanizam Hospitais

Fonte: Rádio Boa Nova

Um projeto desenvolvido pelo músico Victor Flusse (brasileiro) há 15 anos, na Universidade de Strasbourg, França, que diz respeito à humanização do ambiente hospitalar se difundiu na Europa e chegou ao Brasil em 2013, com a criação do curso de formação de músico na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Sorocaba.

André Luiz de Oliveira e as cantoras, Aline Machado e Isabela Barboza fazem parte do “Músicos do Elo” projeto de humanização do ambiente hospitalar que, segundo uma pesquisa, está melhorando a qualidade de vida dos pacientes. No Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, os olhos da aposentada Filomena Cruz, de 81 anos, se enchem de luz ao se deparar com os acordes do vilão de André Luiz de Oliveira.

O médico Fernando de Almeida, professor de Nefrologia, conta que já conhecia o trabalho de Flusser na Europa e pretendia trazê-lo para o programa de humanização do hospital.

O pesquisador manifestou interesse em trabalhar no Brasil e a universidade conseguiu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).

Victor Fussler explica que a formação do músico é específica para a atuação no ambiente hospitalar. O curso dura um ano e inclui noções de saúde, psicologia, regras do serviço hospitalar e estágios supervisionados em hospitais. Os músicos são remunerados e alguns já têm esse trabalho como a principal ocupação. “É um profissional da cultura trabalhando com profissionais da saúde.”

Em sua pesquisa de mestrado, o psicólogo Thiago Reis Hoffmann estudou durante mais de um ano pacientes do setor de hemodiálise do Santa Lucinda que receberam visitas dos músicos.

No grupo atendido, a qualidade de vida melhorou, os pacientes ficaram mais sociáveis e com mais disposição para atividades físicas.