Você está em: Página inicial | Notícias | Novembro Azul
Nota

Novembro Azul



O Serviço de Educação Continuada promoverá, neste 5 de novembro, mais um “Aprimoramento de Enfermagem”. Desta vez, os temas abordados serão “Cuidados com o PICC e acessos venosos” (enfermeiras Cláudia Cristina Castro de Andrade e Adriana Ayres), às 8 e 14 horas; “Câncer de próstata: detecção precoce e tratamento” (urologista Valter Honji), às 9 e 15 horas; e “Resgatando princípios da Enfermagem” (enfermeiras Cláudia Cristina Castro de Andrade e Grácia Maria da Silva), às 10h30 e 16h30. Os coffees serão às 10 e 16 horas e o intervalo para almoço, das 12 às 14 horas. Profissionais de outras áreas, acadêmicos e a comunidade em geral também são bem-vindos.


A atividade vem ao encontro do movimento Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, incentivar os homens a fazer os exames preventivos e, assim, diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta no Brasil. A cada seis homens, um tem a doença.


Infelizmente, eles são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo o câncer de próstata em estágio já avançado.


A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com mais de 50 anos procurem seu urologista para conversar e realizar a avaliação. Aqueles com maior risco (com histórico familiar, afrodescendentes, com idade avançada e obesos) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA (antígeno prostático específico), que se encontra elevado na presença de câncer e, no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de, aproximadamente, 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo prazo.


Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem! Quebre este tabu!

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600