Você está em: Página inicial | Notícias | Em clima de Páscoa, pacientes são presenteados em hospital.

Em clima de Páscoa, pacientes são presenteados em hospital.

Fonte: Diário de Sorocaba

HUMANIZAÇÃO

Cantando músicas tradicionais da Páscoa, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Santa Lucinda fez a alegria de pacientes nesta quinta-feira (17). Vestidas com roupas coloridas e usando tiaras com orelhas de coelho, funcionárias de todos os setores distribuíram caixas com bombom aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. A assistente social e coordenadora do GTH, Josiani Freire de Barros, explica que o grupo existe há oito anos e em todas as datas comemorativas realiza ações na instituição. “Algumas pessoas não esperam por isso e chegam a se emocionar.” Ao todo foram distribuídas 600 caixas em formato de coelho confeccionadas pelas voluntárias.

Após se apresentar, o grupo quebra o silêncio que toma conta dos corredores do hospital. Os sorrisos, às vezes tímidos, começam a aparecer e alguns acompanhantes registram a cena com os celulares. As voluntárias passaram pelas enfermarias, setor de hemodiálise, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, neonatal, pediatria e na porta do Centro Cirúrgico. “A humanização é muito importante, pois deixa o ambiente mais caloroso e agradável. Os pacientes e nós, profissionais, nos sentimos acolhidos. Eles melhoram rápido; e quem não gosta de trabalhar em um lugar onde todos estão sentindo-se bem?”, diz a médica pediatra, Ana Beatriz Rabello Miguel Moreno, que há 16 anos trabalha no hospital e acompanha as atividades do Grupo de Humanização.

Natural de Itu, Maria Santos de Almeida, 72 anos, esteve no hospital para passar por um cateterismo e se surpreendeu com a distribuição de bombos. “Com certeza fez a diferença na minha passagem por aqui.” A filha, Antônia Mendes de Almeida Gomes, também aprovou a iniciativa. “Logo que elas entraram, minha mãe sorriu. Isso é maravilhoso, porque, às vezes, ficamos tristes, pra baixo.” Coelhos e patas enfeitam o setor de pediatria. Há uma semana no local, a pequena Geovanna Emídio Vieira, quatro anos, era só sorrisos com o presente em mãos. “Achei lindo, adoro Páscoa! Já ganhei um ovo e no domingo vou receber mais.” Devido a uma pneumonia, ela foi internada e segue sem previsão de alta, mas a mãe, Graziele Gisele Emídio Vieira, conta que nem por isso as brincadeiras foram interrompidas. “Uma vez por semana recebemos visita de palhaços e cantores, é bem divertido. Todos estão de parabéns!”

GRUPO

Todos os funcionários envolvidos no Grupo de Trabalho de Humanização do hospital são voluntários. Pessoas e empresas interessadas em contribuir com o trabalho podem entrar em contato através do e-mail servicosocialhsl@pucsp.br ou pelo telefone (15) 3212-9900, ramal 9546. Todos que contribuem com doações, recebem um recibo que pode ser utilizado na dedução de impostos, previsto em lei.