Você está em: Página inicial | Notícias | PUC-SP participará da Semana de Enfermagem em 13 de maio

Saiba como tornar a casa dos idosos mais segura contra quedas

Atualmente, 30% dos idosos brasileiros caem, no mínimo, uma vez ao ano, revelam dados do Conselho Federal de Medicina. Destes, 60% terão uma nova queda em seis meses. Neste cenário, as mulheres têm uma probabilidade maior de sofrer acidentes e, ainda, fraturam o fêmur com mais frequência.

A casa é onde tende a ocorrer a maioria destes episódios. Por isso, mantê-la segura e confortável para o idoso é essencial. Para esclarecer este assunto, convidamos o geriatra Adson Passos, que responde às dúvidas mais frequentes.

O que aumenta o risco de acidentes deste tipo?
“Eles acontecem devido às mudanças fisiológicas, como a perda de massa muscular, a diminuição da força física, a redução da velocidade de marcha e as alterações posturais típicas da senescência – isto é, o processo natural do envelhecimento”, enumera o especialista.

Quais condições de saúde podem agravar as consequências de uma queda?
“Idosos desnutridos ou com risco de desnutrição, com osteoporose e com mais de 80 anos podem apresentar consequências graves, como fratura de fêmur ou traumatismo crânio-encefálico”, alerta Adson.

O banheiro é um dos cômodos que exige mais atenção, por ser naturalmente escorregadio. Como torná-lo seguro?
“Todo o piso deste ambiente deve ser antiderrapante. É fundamental instalar barras de segurança, principalmente dentro do box, ao redor do vaso sanitário e em volta da pia”, orienta o geriatra.

“O desnível do piso do box deve ser de 1,5 cm, no máximo. Cortinas de plástico são mais recomendadas, já que portas de vidro trazem o risco de um acidente cortante”, prossegue. “Deve-se prestar atenção à altura do vaso sanitário, que deve ser entre 48 e 50 cm, com barras de apoio instaladas a 30 cm acima do tampo.”

Como tornar os pisos dos outros cômodos menos lisos?
“Existem pisos antiderrapantes e que servem, também, para o interior da casa (como a cozinha) e áreas externas. É imperativo evitar encerar os pisos das salas e dos quartos”, sugere Adson.

Em dias de faxina, como o idoso pode se prevenir contra quedas?
“Em primeiro lugar, é preciso julgar se o idoso está apto para esta atividade. Caso não esteja, é melhor passar essa função para outra pessoa”, observa o geriatra. “Se o idoso estiver apto para limpar a casa, é seguro usar calçado fechado, com solado antiderrapante (tênis, por exemplo). O ideal é evitar caminhar por superfícies com água e sabão – deve-se dar preferência às vassouras ou aspirador de pó, além de pano úmido”, pontua.

“O ambiente deve estar iluminado e arejado. O idoso deve evitar movimentos bruscos, como levantar-se rapidamente, para evitar as quedas abruptas de pressão arterial e tonturas. É melhor, também não fazer tais atividades sozinho em casa. Assim, em caso de acidente, o idoso terá a quem recorrer.”

Idosos de 75 a 84 anos que necessitam de ajuda nas atividades de vida diária (comer, tomar banho, higiene íntima, vestir-se, sair da cama, continência urinária e fecal) têm uma probabilidade de cair 14 vezes maior que pessoas da mesma idade que são independentes.

Cinco por cento das quedas resultam em fraturas.

Em torno de 70% dos acidentes acontecem dentro de casa, sendo o banheiro um dos cômodos que mais exige atenção.

10 milhões de reais foi o valor investido em internações por quedas de idosos em 2014, apenas na cidade de São Paulo (fonte: Secretaria Municipal de Saúde).

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600