Você está em: Página inicial | Notícias | SUS reforça orçamento do hospital com R$ 475 mil

SUS reforça orçamento do hospital com R$ 475 mil

A verba corresponde a um aumento de 40% na receita da unidade hospitalar

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional.

O número de vagas na UTI aumenta com o acréscimo de leitos para pacientes particulares ou conveniados. (Foto: Jornal Cruzeiro do Sul)

O atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Santa Lucinda ganhou um reforço financeiro vindo da Secretaria Estadual da Saúde. Desde junho, a instituição tem recebido mensalmente uma verba de R$ 475 mil do programa Auxílio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo. Esse dinheiro corresponde a um aumento de 40% na receita e será destinado pelo governo no período de 12 meses.

O Santa Lucinda está enquadrado na categoria de hospital estratégico. De acordo com o governo do Estado, a instituição foi escolhida por cuidar de casos de média complexidade e urgência.

Segundo o superintendente do Santa Lucinda, Carlos Teles Drisostes, essa nova verba tem sido fundamental para o atendimento por meio do SUS. "O dinheiro veio para melhorar a condição do hospital e dará ainda mais qualidade na prestação do nosso serviço", diz.

Drisostes deu como exemplo o atendimento no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que recebe aproximadamente 70 pacientes todos os meses por meio do SUS. Atualmente, o Santa Lucinda disponibiliza sete vagas na UTI adulta e mais quatro na UTI neonatal.

O número de vagas na UTI aumenta com o acréscimo de leitos para pacientes particulares ou conveniados. Nesse caso, o hospital disponibiliza mais três para adultos e outras duas na neonatal.

Segundo Carlos Teles dinheiro será aplicado para melhorar condição do hospital. (Foto: Jornal Cruzeiro do Sul)

Entretanto, para manter o programa de auxílio, é necessário cumprir uma série de exigências. Dentre elas, é preciso informar diariamente à Central de Regulação do Município quantos pacientes estão internados e quantos têm sido atendidos.

No mês passado, o Santa Lucinda também adquiriu novos aparelhos para o ambulatório de otorrinolaringologia por meio de recursos obtidos pela Nota Fiscal Paulista. O investimento total foi de R$ 217 mil. Também foi comprado um equipamento para a realização de videocirurgias, no valor de R$ 200 mil, obtidos por meio de emenda parlamentar. Na opinião de Drisostes, tanto os pacientes quanto os alunos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) serão favorecidos.