Você está em: Página inicial | Zika vírus: as dúvidas mais comuns em relação à doença
Hospital Santa Lucinda - Foto Externa

Zika vírus: as dúvidas mais comuns em relação à doença

Há cerca de um mês, o Brasil entrou em estado de alerta com as consequências que o zika vírus pode causar, como a microcefalia. Para entender melhor o tema, entrevistamos o infectologista Marcos Vinicius da Silva, professor-associado da Faculdade de Medicina da PUC-SP e do programa de pós-graduação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e membro do Ambulatório de Doenças Tropicais e Zoonoses e do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.

O vírus zika é uma novidade ou já existia?
O zika vírus foi identificado pela primeira vez em macacos, numa floresta chamada Zika, na Uganda, em 1947. Cinco anos mais tarde, ele foi encontrado em pacientes na Uganda e Tanzânia. Já em 2007, causou a primeira epidemia na Ilha Yap, na Micronésia e no Gabon. Mais recentemente, em 2013, causou a grande epidemia na Polinésia Francesa.

Além de poder causar a microcefalia, o que mais o vírus pode acarretar de prejudicial à saúde?
No Brasil tem ocorrido aumento nos casos de Síndrome de Guillain-Barré.

Como as grávidas podem se proteger?
Na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, entre elas o zika vírus, o primeiro passo é o exercício da cidadania. O criadouro do mosquito, muitas vezes, está nas próprias residências. A prevenção da doença começa pela eliminação, pelos próprios cidadãos, dos focos do Aedes dentro das suas próprias casas e nos terrenos vazios ao redor.

Outra parte é de competência do poder público, eliminando os criadouros nas áreas públicas. O uso de mosqueteiros, telas em portas e janelas e repelentes no corpo faz parte da estratégia de prevenção.

Que tipos de repelentes as pessoas podem usar?
Esta resposta pode ser obtida na Resolução RDC n° 19, de 10 de abril de 2013, da Gerência Geral de Cosméticos (GGCOS) da Anvisa: http://bit.ly/AnvisaRepelente2015

Às mulheres que estão tentando engravidar, o senhor aconselharia esperar um pouco mais?
Esta questão depende do momento epidemiológico em que a localidade se encontra em relação à ocorrência de casos de zika vírus.

Na sua opinião, há algum tipo de informação inverídica ou distorcida sendo difundida sobre o assunto?
Depende da credibilidade da fonte de informação que é consultada.

Do seu ponto de vista, há alguma informação importante que deveria ser difundida e não está sendo ou, se está, é insuficiente para o bom esclarecimento da população?
Sim, sobre a importância e responsabilidade das pessoas em procurar e eliminar os criadouros de Aedes nas suas próprias casas e propriedades.