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Cabecalho | Comissoes Hospitalares | Hospital Santa Lucinda

Comissões Hospitalares

Comissão de Radioproteção Hospitalar

CRH

A Comissão de Radioproteção Hospitalar ( CRH ) é um órgão de natureza técnico-científica, de assessoria, de caráter consultivo e deliberativo em matérias de sua competência, multiprofissional, criada da em 2017.

A CRP funciona diretamente ligada à Diretoria Técnica do Hospital Santa Lucinda, de acordo o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, segundo o que estabelece a Portaria Nº 453, de 1 de Junho de 1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária, Ministério Da Saúde, a qual, por sua vez, segue os requisitos estabelecidos na Resolução n° 6, de 21 de dezembro de 1988, do Conselho Nacional de Saúde; bem como a Portaria Interministerial No 285, de 24 de março de 2015.

A Comissão tem por finalidade a elaboração, implantação e avaliação do Programa de Controle de Radioproteção Hospitalar, segundo as normativas das portarias e normas descritas e os critérios do programa internacional de redução de dose e segurança ao paciente do Colégio Americano de Radiologia para crianças (Imagem Gently) e adultos (Image Wisely) lançados em 2008, visando minimizar os riscos e maximizar os benefícios da prática de utilização dos exames radiológicos.

Acompanhando a preocupação mundial em relação a exposição à radiação ionizante, a CRH está desenvolvendo e implantando projeto de conscientização e monitorização permanente da realização dos exames radiológicos nos serviços do Hospital Santa Lucinda, visando a qualidade e a segurança do atendimento dos seus pacientes.

Este projeto será estendido para a comunidade acadêmica.



Membros:

  • Dr. Antonio Augusto Vasconcelos Freire Carvalho - Radiologista
  • Pâmella Marcelli Santos - Secretária
  • Dra. Naihma Salum Fontana - Vice-Diretora Técnica
  • Daniel Henrique Ribeiro - Coord. Tec. Radiologia
  • Larissa Vicente de Oliveira - Coordenadora Enf.
  • Josiane dos Santos Almeida - Coordenadora Enf
  • Isabel Cristina Ribeiro - Coordenadora Hotelaria
  • Helma Regina Saturnino Leite - Analista
  • Ivete Aparecida Galdino Camilo - SESMT
  • Heloiza Scarlate Alves - SESMT


SAIBA MAIS:

Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998

Portaria Interministerial No- 285, de 24 de março de 2015

Image Gently: Pediatric Radiology & Imaging | Radiation Safety

Image Wisely: Radiation Safety in Adult Medical Imaging

EuroSafe Imaging Together - for patient safety


REGULAMENTO INTERNO - COMISSÃO DE RADIOPROTEÇÃO HOSPITALAR

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Carteirinha

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) - Mensal

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão que atua diretamente vinculado à Diretoria Técnica do Hospital e o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) é quem realiza as ações de prevenção e controle das infecções hospitalares. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é o órgão encarregado pela elaboração, implantação e avaliação do Programa de Controle de Infecções Hospitalares, que é um conjunto de ações desenvolvidas visando a redução máxima possível da incidência e gravidade das infecções hospitalares. Considerando a necessidade de estar em conformidade com o estabelecido na Lei No. 9431, de 06 de janeiro de 1997, na Portaria nº. 2616, de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde, da RDC nº48, de 02 de junho de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (MS) e, ainda, que as infecções hospitalares constituem um risco à saúde dos usuários de hospitais e demais estabelecimentos de saúde, o SCIH tem por finalidade desenvolver ações de prevenção e controle de infecções hospitalares.

Membros:

    Dra. Naihma Salum Fontana Médica (Infectologista / Vice-Diretora Técnica)
  • Ana Paula Metedieri de Oliveira (Enfermeira)
  • Silvia Luzia de Paula Stramm (Gerente Enfermagem)
  • Simone M. R. Queiroz Barberato (Farmacêutica)
  • Mariana Sayuri Kato Vigilante (Coordenadora Enf.)
  • Marilia Deltreggia Benites (Coordenadora Enf.)
  • Grácia Maria Garcia Silva (Coordenadora Enf.)
  • Josiane dos Santos Almeida (Coordenadora Enf)
  • Juliana Bordieri Coordenadora (Enf./SEP)
  • Viviane Inada de Oliveira Lima (Coordenadora Enf.)
  • Larissa Vicente de Oliveira (Coordenadora Enf.)
  • Eldina Santana da Silva (Enfermeira)
  • Natalia Ayres Pontual Ito (Enfermeira)

Saiba mais

Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998 - Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt2616_12_05_1998.html
Anvisa: Programa Nacional de Prevenção de Infecção Hospitalar
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/programa.htm

Núcleo de Segurança do paciente (NSP) - Mensal

Em 24/01/2014, foi criado no Hospital Santa Lucinda o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme preconizado na Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O NSP, composto por uma equipe multidisciplinar, é responsável por promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, como a elaboração, implantação e monitoramento do Plano de Segurança do Paciente, atuando sobre assuntos que, direta ou indiretamente, relacionam-se com a segurança dos nossos clientes e à gestão de riscos nas áreas assistencial e sanitária (Farmacovigilância, Hemovigilância, Tecnovigilância e Saneantes).

São princípios e diretrizes do NSP:

I - A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;
II - A disseminação sistemática da cultura de segurança;
III - A articulação e a integração dos processos de gestão de risco;
IV - A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Desta forma, com o objetivo de promover um ambiente cada vez mais seguro para os pacientes assistidos na instituição, o NSP do Hospital Santa Lucinda busca prover à administração do hospital metodologias e ferramentas que permitam a efetiva implantação do processo de gerenciamento corporativo de riscos e segurança do paciente, compreendendo ações proativas na identificação, análise, avaliação, tratamento, mitigação e monitoramento contínuo de riscos, visando inibir a ocorrência de eventos adversos e criar um ambiente cada vez mais seguro para todos.

SAIBA MAIS!

Conheça os principais documentos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (Ministério da Saúde/ANVISA):
Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html



Livro: Assistência Segura - Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática disponível aqui.

Protocolos Básicos Assistenciais do Ministério da Saúde
Você pode consultá-los nos arquivos abaixo:

Protocolo para cirúrgia segura
Protocolo para a prática de higiene das mãos em serviços de saúde
Protocolo de Identificação do paciente
Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos
Protocolo prevenção de quedas
Protocolo para prevenção de úlcera por pressão

Visite também: http://qualidadeesegurancadopaciente.blogspot.com.br/

Conheça os Cartazes do Ministério da Saúde!







Por que é preciso um NSP?

Composição do Núcleo de Segurança do Paciente do HSL

  • Silvia Luzia de Paula Stramm - Gerente Enfermagem
  • Natalia Ayres Pontual Ito - Gerente de Riscos
  • Dr. José Luiz Pimentel - Diretor Técnico
  • Oslan Teobaldo Ferreira - Diretor Clínico
  • Adriana Ayres de O. Franca - Coordenadora da UTI Neo/Pediatra
  • Aline Baraldi Higashi - Ouvidora
  • Amanda Silva Hellmeister - Coordenadora da UTI Adulto
  • Ana Luiza Coelho de Oliveira - Nutricionista
  • Simone Maria R. Queiroz Barberato - Farmacêutica
  • Ana Paula Metedieri de Oliveira - Enfermeira do SCIH
  • Grácia Maria Garcia Silva - Coordenadora Retaguarda Cardíaca
  • Helma Regina S. Leite - Analista de Qualidade
  • Juliana Vargas Bordieri - Coordenadora Unidade de Internação
  • Mariana Sayuri Kato - Coordenadora do Bloco Cirúgico
  • Marilia Deltreggia B.de Góes - Coordenadora do Centro Obstétrico
  • Paula Fabia Albergoni - Coordenadora de Suprimentos
  • Patrícia Cristina R. S. Oliveira - Enfermeira da Educação Permanente
  • Robson Jacob Fernandes - Engenharia Clínica
  • Simone Maria R. Q. Barberato - Coordenadora da Famácia
  • Viviane Inada de Oliveira Lima - Coordenadora de Hemodinâmica

Comitê Transfusional - Trimestral

Membros:

  • Vera Lucia Nascimento Blaia D’aviila - Médica
  • Marcelo Gil Cliquet - Médico
  • Roberta Antonia Rodrigues Silva - Técnica Laboratório
  • Dra. Naihma Salum Fontana - Vice-Diretora Técnica
  • Helma Regina Saturnino Leite - Analista
  • Natalia Ayres Pontual Ito - Enfermeira
  • Ana Carolina Pecora - Enfermeira

Saiba mais

Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998 - Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt2616_12_05_1998.html
Anvisa: Programa Nacional de Prevenção de Infecção Hospitalar
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/programa.htm

Comitê de Mortalidade Materno-Infantil - Bimestral

O Comitê tem como objetivo primordial identificar as causas que levaram ao óbito, especialmente aquelas que poderiam ser preveníveis.
Consideramos o Comitê um importante instrumento de gestão onde é possível, após análise dos óbitos, planejar medidas de intervenção para déficits em relação a assistência à gestante, ao parto, ao recém-nascido, à criança, à gestante e à puérpera, assim reduzindo a morbimortalidade infantil, fetal e materna.
O Comitê também propicia uma análise dos serviços de saúde nos seus diversos níveis e estimula a educação continuada dos profissionais, renovação periódica de Protocolos, fluxos e condutas.

Membros:

  • Dr. Jose Luiz Pimentel - Diretor Técnico
  • Marilia Deltreggia Benites - Coordenadora Enf.
  • Josiane dos Santos Almeida - Coordenadora Enf
  • Fernando Akira - Médico
  • Ana Beatriz Rabello Miguel Moreno - Médica Pediatra
  • Tania Padovani - Médica Ginec. Obst.
  • Witon Cassilo - Médico Ginec. Obst.
  • Vanessa Marciano - Prefeitura

Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) - Mensal

A Comissão de Farmácia e Terapêutica tem caráter consultivo e deliberativo. Sua finalidade é formular e implementar políticas institucionais relacionadas com a seleção, prescrição e uso racional de medicamentos, num processo dinâmico, participativo, multiprofissional e multidisciplinar, para assegurar terapêutica eficaz, segura e melhoria na qualidade da assistência prestada à saúde no Hospital Santa Lucinda.

A CFT, atualmente, é constituída pelos seguintes colaboradores do HSL:

  • Ana Paula Metedieri de Oliveira - Enfermeira
  • Ariane Queiroz - Farmacêutica
  • Dra. Naihma Salum Fontana - Vice-Diretora Técnica
  • Dr. José Luciano Pereira - Pediatra
  • Dr. Oslan Teobaldo Ferreira - Anestesista/Diretor Clinico
  • Grácia Maria Garcia da Silva - Coordenadora
  • Helma Regina Saturnino Leite - Analista
  • Silvia Luzia de Paula Stramm - Gerente de Enfermagem
  • Natalia Ayres Pontual Ito - Enfermeira

Além disso, a CFT poderá contar com assessores "ad hoc", que são profissionais pertencentes ou não à Instituição, com a finalidade de fornecer subsídios para parecer técnico e tomada de decisões.

Saiba mais

Informações disponíveis no portal da saúde do MS:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=25662

Informações disponíveis em revista do Conselho Federal de Farmácia:
http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/134/encarte_farmacia_hospitalar
_pb81.pdf

Comissão de Farmácia e Terapêutica – ANVISA:
http://anvisa.gov.br/servicossaude/.../comissao_de_farmacia.ppt

Cartilhas de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia de SP:
http://www.crfsp.org.br/.../123-cartilha-da-comissao-de-farmacia-hospitalar.html
http://www.crfsp.org.br/publicacoes-/cat view/114-cartilhas-secomas.html

Legislações Pertinentes:

Portaria MEC nº 35 de 14 de janeiro de 1986. Determina a criação das Comissões de Padronização nos Hospitais de Ensino. Disponível em:
http://portal.crfsp.org.br/legislacao/734-resolucao-449-de-24-de-outubro-de-2006-.html

Portaria MS nº 2616 de 12 de maio de 1998. Programa de Controle de Infecções Hospitalares – Anexo I – Competências – Define em cooperação com a CFT, política de utilização de ATM, germicidas e MMH para a instituição. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/8c6cac8047457a6886d6d63fbc4c6735/PORTARIA+N%
C2%B0+2.616,+DE+12+DE+MAIO+DE+1998.pdf?MOD=AJPERES

Resolução CFF nº 449 de 24 de outubro de 2006. Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na CFT. Disponível em:
http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/449.pdf

Resolução MS/ANVISA nº 96 de 17 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos. Disponível em:
http://www.anvisa.gov.br/propaganda/rdc/rdc_96_2008_consolidada.pdf

Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 338, de 6 de maio de 2004, que estabelece a Política Nacional de Assistência Farmacêutica definindo como um de seus eixos (artigo 2º, inciso I), a garantia de acesso e equidade às ações de saúde, incluindo a assistência farmacêutica. Disponível em:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/resol_cns338.pdf

 Lei nº 12.401 de 28 de abril de 2011. Altera a lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a assistência farmacêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12401.htm

 Portaria nº 4283, de 30 de dezembro de 2010. Aprova as diretrizes e estratégicas para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais. Disponível em:
http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/107042-4283.html

Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes - CIHDOTT - Trimestral

Seguindo as normas regulatórias, o HSL possui uma comissão focada na regulamentação desta prática: a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), instituída desde 22 de agosto de 2007. Sua finalidade é fiscalizar e organizar todos os procedimentos de doação para transplantes no hospital. A CIHDOTT orienta a realização de treinamento para que todos os seus profissionais de saúde sejam capacitados e possam entrevistar familiares de doadores de órgãos em potencial. O Hospital garante, assim, a agilidade necessária ao sucesso dos procedimentos.

São realizados transplantes de córneas e de rins para pacientes do próprio HSL e também de outras instituições hospitalares e de saúde pertencentes à região abrangida pela Direção Regional de Saúde XVI.

Nossa CIHDOTT é composta pelos seguintes membros:

  • Camila Morilla Lemes Marinero (Enfermeira)
  • Dr. Jose Luiz Pimentel (Diretor Técnico)
  • Fabiola de Fatima Soares Briculi (Enfermeira)
  • Josiani Freire de Barros Thomaz (Assistente Social)
  • Pâmella Marcelli Santos (Secretária)
  • Raíssa Maciel Barbosa Pereira (Fisioterapeuta)

Saiba mais

O Ministério da Saúde disponibiliza uma página na internet onde é possível tirar muitas dúvidas sobre transplante de órgãos. Você pode acessá-lo através do link: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1004

PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

1. Objetivo

O PGRSS – Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Santa Lucinda, tem como principal objetivo atender à RDC - Resolução da Diretoria Colegiada n° 222/18 da ANVISA, a Resolução do CONAMA nº 358/2005 e a Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A fim de:

  • Melhorar as medidas de segurança e higiene no ambiente hospitalar;
  • Contribuir para o controle de infecção hospitalar e acidentes ocupacionais;
  • Proteger a saúde pública e o meio ambiente;
  • Reduzir o volume e a massa de resíduos contaminados;
  • Estabelecer procedimentos adequados para o manejo de cada grupo;
  • Estimular a reciclagem dos resíduos comuns não contaminados de forma a contribuir com a preservação dos recursos naturais;
  • Conscientizar a todos, através da educação ambiental a importância da redução de resíduos.

2. Equipe de Trabalho

A Equipe de Trabalho Responsável pela Implantação do PGRSS, denominada Comissão de Gerenciamento do PGRSS, é constituída por:

  • Dr. José Luiz Pimentel - Diretor Técnico
  • Ana Paula Metedieri de Oliveira - Enfermeira
  • Ivete Aparecida Galdino Camilo - SESMT
  • Heloiza Scarlate Alves - SESMT
  • Pâmella Marcelli Santos - Secretaria
  • Paula Leite Analista - Hotelaria
  • Eldina Santana da Silva - Enfermeira
  • Juliana Vargas Bordieri - Coordenadora
  • Patrícia Cristina Ribeiro dos Santos Oliveira - SEP
  • Floriza Paiva - Coordenadora

3.2 Comissão de Auditoria

A Comissão de Auditoria é constituída por:

  • Ivete Aparecida Galdino Camilo – Técnico de Seg. do Trabalho – SESMT;
  • Manuela Rodrigues T. dos Santos Espinel – Técnico de Seg. do Trabalho SESMT;
  • Camila de Todelo Grassi – Analista de Hotelaria – Hotelaria;
  • Amanda Oliveira Silva- Enfermeira – UTI Adulto;
  • Ana Paula Metidiéri - Enfermeira - CC e CME;
  • Éverton Luíz B. Searlini - Técnico de Enfermagem - UTI Adulto.

3.3 Sub-Comissão de Auditoria

A Sub-Comissão é constituída por:

  • Ivete Aparecida Galdino Camilo – Técnico de Seg. do Trabalho – SESMT;
  • Manuela Rodrigues T. dos Santos Espinel – Técnico de Seg. do Trabalho SESMT;
  • Amanda Oliveira Silva- Enfermeira – UTI Adulto;
  • Ana Paula Metidiéri - Enfermeira - CC e CME;
  • Éverton Luíz B. Searlini - Técnico de Enfermagem - UTI Adulto.

4. Competências das Equipes de Trabalho

Cabe a Comissão de Gerenciamento:

  • Estabelecer, implantar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde;
  • Avaliar os resultados mensais do PGRSS, quanto à redução dos resíduos Infectantes e ampliação da coleta seletiva de resíduos;
  • Estabelecer o cronograma de ações do PGRSS;
  • Definir o calendário de reuniões ordinárias desta Comissão;
  • Realizar pelo menos uma vez por mês uma reunião ordinária para discutir assuntos referentes ao PGRSS, planos de ações, análises das gerações de resíduos infectantes, treinamentos e divulgações;
  • Convocar reuniões extraordinárias toda vez em que ocorrerem acidentes relacionados aos resíduos hospitalares e/ou suspeitas de contaminação ambiental por resíduos, no ambiente hospitalar e/ou no transporte externo de resíduos;
  • Analisar os relatórios e pareceres da Comissão de Auditoria;
  • Estabelecer as diretrizes de trabalho para a Comissão e sub-comissão de auditoria;
  • Recepcionar e atender às fiscalizações sanitárias Federal, Estadual e Municipal;
  • Avaliar e se pronunciar sobre sugestões e/ou críticas encaminhadas pela Comissão de Auditoria, Sub-comissão de Auditoria e dos funcionários e corpo clínico do Hospital Santa Lucinda;
  • Avaliar e emitir parecer junto à direção administrativa, sobre solicitações das fiscalizações sanitárias relacionadas à resíduos de serviços de saúde.

5. Onde Encontrar

5.1 Protocolos de Segregação de Resíduos estão disponíveis para consulta no sistema, na pasta qualidade – Manualização HSL – mrp enfermagem – protocolo pgrss.

5.2 O PGRSS escrito, atualizado e encadernado encontra-se: uma cópia no setor do SESMT e outra com a Diretoria Técnica e Clínica, para consulta de clientes internos e externos, sempre que houver necessidade.

Comissão de Revisão de Prontuários - Mensal (CRP)

Definição

O prontuário do paciente é definido como "documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo". (resolução CFM no 1638/2002)

A Comissão de Revisão de Prontuários (CRP) tem como objetivo promover ações educativas para melhoria dos registros em prontuários. É integrado por profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e colaboradores administrativos) ligados ao trabalho direto com prontuários do Hospital Santa Lucinda, formalmente designados pela diretoria clínica.

Membros

  • Nadia Caroline Gallio - Lider SAME
  • Dr. Jose Luiz Pimentel- Diretor Técnico
  • Oslan Teobaldo Ferreira - Diretor Clínico
  • Katia Cristina Bosqueiro - Analista Contas Medicas
  • Mariana Sayuri Kato Vigilante - Coordenadora Enf. CME
  • Viviane Inada de Oliveira Lima - Coordenadora Enf. Hemodinâmica
  • Larissa Vicente de Oliveira - Coordenadora Enf. UTI Adulto
  • Maria Claudia Vera - Enfermeira - Pediatria
  • Thais Baldassa - Enfermeira- Maternidade
  • Sinrete Gomes Alves da Silva - Recepção

Saiba mais

Resolução no 1638/2002 do Conselho Federal de Medicina

Comissão de Análise de Óbitos e Biópsias - Trimestral

Definição

A Comissão de Análise de Óbitos e Biópsias (C.A.O.B.) tem por finalidade a investigação detalhada dos prontuários de todos os pacientes que evoluíram para óbito, na vigência de sua internação no Hospital Santa Lucinda — Sorocaba, pormenorizando os fatos que para esta contribuíram, verificando técnica e sistematicamente as rotinas adotadas: assistência, terapêutica, recursos diagnósticos empregados a fim de se estudar através dos dados obtidos, as possíveis causas da mortalidade desses pacientes, considerado o grau de gravidade clínica na internação, e buscando através das ações desenvolvidas, a minimização dos problemas encontrados.

A Comissão de Análise de Óbitos e Biópsias é composta por profissionais da área de saúde, especializados em suas áreas de atuação, de reconhecida formação profissional e integridade ética e comprometidos na melhoria da qualidade do atendimento médico hospitalar, formalmente designados, atuantes no Hospital Santa Lucinda — Sorocaba (HSL).

Membros

  • Dr. Jose Luiz Pimentel - Diretor Técnico
  • Ana Paula Metedieri de Oliveira - Enfermeira
  • Juliana Vargas Bordieri - Coordenadora Enf.
  • Patrícia Cristina Ribeiro dos Santos Oliveira - Enfermeira
  • Jonathan Buchser Monteiro - Acadêmico curso de Medicina

Saiba mais

Resolução CREMESP número 114, de 1 de março de 2005, torna obrigatória a Comissão de Óbitos do Hospitais do Estado de São Paulo.

Vale a pena ler

Declaração de Óbito: documento necessário e importante.

Definição

O Comitê tem como objetivo primordial identificar as causas que levaram ao óbito, especialmente aquelas que poderiam ser preveníveis. Consideramos o Comitê um importante instrumento de gestão onde é possível, após análise dos óbitos, planejar medidas de intervenção para déficits em relação a assistência à gestante, ao parto , ao recém-nascido, à criança, à gestante e a puérpera, assim reduzindo a morbimortalidade infantil, fetal e materna O Comitê também propicia uma análise dos serviços de saúde nos seus diversos níveis e estimula a educação continuada dos profissionais, renovação periódica de Protocolos , fluxos e condutas.

Membros

  • Dra. Edith M. G. Di Giorgi- Comitê Municipal
  • Dr. Elton Luis Faggioni Trani
  • Dr. Wilton Cassilo
  • Dra. Tânia Regina Padovani
  • Dr. Jose Luciano Pereira
  • Dra Sueli Marques Paiva Bulle Oliveira
  • Enfª Maria Aparecida Gregório Toti
  • Enfª Adriana Ayres de Oliveira França

Saiba mais

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - é constituída por igual número de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no quadro I da Norma Regulamentadora NR-05, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para eliminar / reduzir ou neutralizar os mesmos". Sua missão é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

CIPA do HSL - Gestão: 2018/2019

Atualmente é constituída pelos seguintes funcionários do HSL:

Representantes do Empregador

    Titular:
  • 1º Titular – Josiane dos Santos Almeida
  • 2º Titular – Matheus Laurindo Campos
  • 3º Titular – Suzana Henrique de Oliveira Gonçalves
  • 4º Titular – Paula Leite
  • 5º Titular – Aline Sales dos Santos Rodrigues
  • 6º Titular – Rodrigo Batista Ghiraldi

    Suplente:
  • 1º Suplente – Sandra Silvia Raposo
  • 2º Suplente – Cleonice Regina Oliveira Duarte
  • 3º Suplente – Luciana da Silva Souza
  • 4º Suplente – Natanael Vaz da Mota
  • 5º Suplente – Vinicius Cruz Verbel

Representantes eleitos pelos Empregados


    Titular:
  • 1º Titular – Tatiane Cristina Sarti Miranda
  • 2º Titular – Marcelo Messias
  • 3º Titular – Danieli Braga
  • 4º Titular – Magali Andreia da Cruz Branger
  • 5º Titular – Simeia Batista Reis de Lima
  • 6º Titular – Cibele Goulart Goncalves

    Suplente:
  • 1º Suplente – Ozeias de Lima
  • 2º Suplente – Evelin Rodrigues de Oliveira
  • 3º Suplente – Maria Aparecida
  • 4º Suplente – Mauricio da Silva Barbosa

Saiba mais

A Norma Regulamentadora NR- 5 na íntegra pode ser acessada em:
http://www.mte.gov.br
http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D311909DC0131678641482340/nr_05.pdf

O Manual da CIPA pode ser acessado no link:
http://portal.mte.gov.br/geral/manual-da-cipa.htm

Comissão de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral - Mensal

A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) atende e monitora todas as demandas de avaliação do estado nutricional do paciente. Ela indica, acompanha e modifica a terapia nutricional quando necessário, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação preestabelecidos. Atua, também, analisando o custo-benefício no processo de decisão que envolve a indicação, manutenção ou suspensão de nutrição enteral e parenteral.

Ela segue a regulamentação e as respectivas legislações vigentes: Portarias nº 272 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Parenteral) e nº 337 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Enteral), além da RDC Anvisa nº 63/2002. Por meio disso, objetiva-se uma recuperação mais rápida dos pacientes, diminuindo o tempo de internação e garantindo a melhora e manutenção do seu estado nutricional.

Membros:

  • Membro Efetivo: Nutr. Ana Luiza C. Oliveira
  • Membro Efetivo: Farm. Simone M. R. Queiroz Barberato
  • Membro Efetivo: Fono.Camila Scarpelli

Saiba Mais:

Comissão de Gerenciamento de Residuos de Serviços de Saúde (PGRSS) - Mensal

Membros:

  • Dr. José Luiz Pimentel - Diretor Técnico
  • Ana Paula Metedieri de Oliveira - Enfermeira
  • Ivete Aparecida Galdino Camilo - SESMT
  • Heloiza Scarlate Alves - SESMT
  • Pâmella Marcelli Santos - Secretaria
  • Paula Leite - Analista Hotelaria
  • Eldina Santana da Silva - Enfermeira
  • Juliana Vargas Bordieri - Coordenadora
  • Patrícia Cristina Ribeiro dos Santos Oliveira - SEP
  • Floriza Paiva - Coordenadora

Comitê de Processamento de Produtos para Saúde - Mensal

Membros:

  • Coordenadora: Mariana Sayuri Kato Vigilante (Coordenadora de Enfermagem da Central e Material e Esterilização)
  • Membro Efetivo: Dr. José Luiz Pimentel (Diretor Técnico)
  • Membro Efetivo: Silvia Luzia Paula Stramm (Gerente de Enfermagem)
  • Membro Efetivo: Natalia Ayres Pontual Ito (Gerência de Risco)
  • Membro Helma Regina Saturnino Leite (Analista de Qualidade)
  • Membro Efetivo: Ana Paula Metedieri de Oliveira (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar)
  • Membro Efetivo: Grácia Maria Garcia Silva (Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico)
  • Membro Efetivo:Paula Fábia Albergoni (Coordenadora de Suprimentos)

Hospital Amigo da Criança

Membros:

  • Dr. José Luiz Pimentel
  • Dr.ª Tânia Regina Padovani
  • Dr.ª Izilda Tâmega
  • Enf.ª Adriana Ayres de Oliveira França
  • Enf.ª Marília Deltregia Benites
  • Enf.ª Josiane dos Santos Almeida
  • Enf.ª Carolina Lemes Cruz Batista
  • Fonoaudióloga Camila Scarpelli
  • Nutrição: Ana Luiza Coelho de Oliveira
  • Enf.ª Juliana Vargas Bordieri
  • Enf.ª Aline Godoy
  • Assistente Social Josiani Barros
  • Enf.ª Patrícia Cristina Ribeiro dos Santos Oliveira
  • Enf.ª Natália Ayres Pontual Ito
  • Pâmela Marcelli Santos

Equipe Multidisciplinar da Internação - Quinzenal na UTI

Membros:

  • Dr. José Luiz Pimentel
  • Josiani Freire de B. Thomaz (Serviço Social)
  • Enfª Silvia Luzia P. Stramm
  • Enf.ª Juliana Vargas Bordieri
  • Ana Luiza C. Oliveira (Nutrição)
  • Dr. José Victor de Miranda Pedroso
  • Maria Isabel Campagna Bonini (Fisio)
  • Simone Maria Rodrigues Queiroz Barberato (Farmácia)

Comissão Ética Médica (Reunião Mensal)

Membros Efetivos:

  • TYAGO ARAUJO ALMEIDA - CRM/SP Nº. 155.873
  • NAIHMA SALUM FONTANA - CRM/SP Nº 139.391
  • PAULO CÍCERO AIDAR MAIELLO - CRM/SP Nº. 121.557
  • VINICIUS PAULON COSTA - CRM/SP Nº. 139.443
  • WILTON CASSILLO - CRM/SP Nº. 83.712

Membros Suplentes:

  • GODOFREDO CAMPOS BORGES - CRM/SP Nº 63.115
  • TANIA REGINA PADOVANI - CRM/SP Nº. 69.842
  • LUCIANA SATTIN - CRM/SP Nº. 156.223
  • MARCELO SCUDERI - CRM/SP Nº. 145.070
  • MARCOS FELIPE MARQUES - CRM/SP Nº. 163.309

Equipe Multidisciplinar de Nutrição Enteral e Parenteral

Membros:

  • Simone Maria R. Queiroz Barberato - Farmacêutica
  • Ana Luiza Coelho de Oliveira - Nutricionista
  • Camila Scarpelli - Fonoaudióloga
  • Luciana Alves de Souza Lerya - Enfermeira

Comissão de Ética de Enfermagem

Quem somos?

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) é o órgão representante do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP) junto ao Hospital Santa Lucinda (HSL).

É composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem com vínculo empregatício na instituição, eleitos e em situação regular perante o COREN.

Desempenha função educativa, consultiva, fiscalizadora do exercício profissional e ética dos membros da equipe de enfermagem. Sua atuação está voltada à detecção preventiva de atitudes potencialmente de risco.

Seus objetivos são:

  • Orientar e fiscalizar o desempenho ético da profissão de enfermagem dentro da instituição;
  • Atuar no controle de qualidade das condições de trabalho e prestação de assistência de enfermagem, sugerindo e acompanhando as modificações necessárias;
  • Colaborar com o COREN-SP, divulgando as resoluções, normas e pareceres;
  • Assessorar as diretorias clínica, administrativa e técnica dentro da sua área de competência;
  • Realizar sindicância, se assim procedente, sempre visando a melhorias.

Como e quando procurar auxílio do CEE?
Perante ocorrências de natureza ética, possivelmente relacionadas com imperícia; imprudência; negligência; omissão; conivência e desobediência aos requisitos técnicos, éticos e científicos, que possam caracterizar infração do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

A descrição do caso deverá ser feita por escrito, com o maior número de detalhes e informações possível (data, horário, local, envolvidos, cópia de documentos comprobatórios etc.), constando ainda a data e a assinatura do denunciante.

Embora os casos sejam tratados de maneira sigilosa, não é possível receber denúncias anônimas.

Membros:

Enfermeiros

  • Francisco Fogaça da Motta - Presidente da CEE
  • Josiane dos Santos Almeida - Secretário
  • Thais Pereira Chaves Baldassa - Membro efetivo
  • Edilaine Edna Alves de Oliveira Berbel - Membro efetivo
  • Dalileia Gonçalves - Membro efetivo
  • Camila Aparecida Maciel Maciel - Membro efetivo

Técnicos de Enfermagem

  • Altina Soares de Lima - Membro efetivo
  • Evelin Vieira de Moraes Correa - Membro efetivo
  • Teresa Cristina Silva - Membro efetivo
  • Dariene Santos de Moraes Antunes - Membro efetivo
  • Sandra Fernandes Pereira Martins - Membro efetivo

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600