Você está em: Página inicial | Notícias | Você sabe como está sua creatinina?

Você sabe como está sua creatinina?


Prof. Dra. Cibele Saad Rodrigues
Professora Titular do Departamento
de Clínica e da pós-graduação da
FCMS/PUC-SP, coordenadora
acadêmica do Hospital Santa Lucinda,
mestre e doutora pela UNIFESP.

08/04/2024

Hoje, segunda quinta-feira do mês de março, que em 2024 coincide com o dia 14, comemora-se o Dia Mundial do Rim no mundo todo.

O Brasil é a nação que reúne o maior número de eventos, de norte a sul, de leste a oeste, batendo recordes ano após ano e dando exemplo para países mais desenvolvidos que o nosso.

E, porque é preciso um dia para chamar a atenção sobre os rins, esses dois órgãos, localizados na região lombar, que filtram silenciosamente o nosso sangue de forma ininterrupta, 24h/dia?

Diferente do coração, que tem todo esse ideário de ser a sede do amor e da paixão, os rins produzem urina, que nada tem de charme, mas são responsáveis pelo controle dos líquidos, da pressão arterial e eliminam as toxinas que produzimos em nosso organismo.

Infelizmente, os rins são daqueles órgãos que só percebemos sua grande importância quando eles deixam de funcionar corretamente e a diálise ou o transplante são as alternativas de sobrevivência.

No entanto, é muito fácil sabermos quando os rins estão funcionando bem. Basta fazer um exame de sangue simples, rápido, barato e de grande utilidade, que é o exame de creatinina, disponível em qualquer laboratório do SUS ou de convênios/particulares. Além dessa análise, o exame de urina também pode auxiliar o nefrologista, o médico especialista dos rins, a saber mais sobre a sua saúde renal.

Seus valores normais se situam geralmente entre 0,7 e 1,3 mg/dL nos homens e 0,6 e 1,1 mg/dL nas mulheres. Essa dosagem deveria ser feita regularmente em todo indivíduo idoso, com doença como hipertensão arterial, diabete melito, obesidade, nefrolitíase (pedra nos rins), infecções urinárias de repetição, nefrites ou com história familiar de doença renal. Se você se encontra em um desses grupos de risco, inclua os exames de creatinina e de urina em seu check up ou peça ao seu médico que os solicite.

Estima-se que, no Brasil, uma em cada 10 pessoas tem doença renal em diferentes estágios de gravidade e 50 mil morrem num único ano, precocemente, antes de ter acesso ao tratamento.

Por isso, a campanha desse ano da Sociedade Brasileira de Nefrologia tem como foco prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado e seu tema é: “Saúde dos Rins & exame de creatinina para todos: porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

E agora, para finalizar, a pergunta que não quer calar é: você sabe como está sua creatinina?


PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600