Você está em: Página inicial | Notícias | Curso de Medicina da PUC-SP recebe certificação de qualidade da World Federation for Medical Education/Saeme-CFM

Curso de Medicina da PUC-SP recebe certificação de qualidade da World Federation for Medical Education/Saeme-CFM


08/04/2024


Prof. Dr. Jorge Henna - Coordenador do Curso de Medicina

A PUC-SP foi oficialmente comunicada pelo Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), de que a acreditação para o seu curso de Medicina foi aprovada. O órgão é filiado diretamente ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e o certificado reconhecido mundialmente pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta pelas federações de educação médica dos seis continentes.

A importância da certificação

A certificação conquistada pelo curso de Medicina da PUC-SP facilita convênios de estágio com alguns dos mais renomados centros de pesquisa e medicina no Brasil e no exterior.

No Brasil, a qualidade dos cursos de Medicina vem sendo amplamente questionada desde que passaram a surgir em abundância a partir do início dos anos 2000. Por essa razão, a certificação Saeme consegue, com absoluta isenção e inquestionável imparcialidade, certificar as escolas médicas que atendam aos seus parâmetros de qualidade.

Para compreender o cenário das escolas médicas no Brasil, em menos de 20 anos, a quantidade de cursos de Medicina quase triplicou. “No final de 2010, por exemplo, o número de cursos ativos chegou a 179. Em 2018, alcançou 323. Hoje, já são 389”, conta o coordenador do curso de Medicina da PUC-SP, professor-doutor Jorge Henna.

Para piorar a situação brasileira, a quantidade de vagas para as residências médicas – formação que os médicos realizam após concluírem a faculdade para se tornarem especialistas em diferentes áreas, como cardiologia, clínica geral, cirurgia, nefrologia, psiquiatria, entre outras – não cresceu na mesma proporção.

Com isso, houve um aumento no número de médicos formados (generalistas), mas não no de especialistas.

A certificação do CFM

O Saeme estabelece um rigoroso processo de avaliação e acreditação, similar às normas de qualidade reconhecidas mundialmente, como as da ISO. “Este processo visa aferir tanto a qualidade educacional quanto as condições operacionais, estruturais e pedagógicas das instituições que se candidatam a serem certificadas”, explica Henna.

Até o momento, 42 cursos de Medicina no Brasil possuem essa acreditação, sendo 16 deles localizados no estado de São Paulo.

O processo de acreditação é relativamente longo – no caso da PUC-SP, começou em fevereiro de 2023 – e envolve a apresentação de uma série de documentos que comprovem sua conformidade com critérios normativos e fiscais, como certidões negativas, alvarás de funcionamento e licenças, por exemplo, para assegurar que todos os aspectos jurídicos e financeiros estejam em ordem.

Após a aprovação inicial, segue-se a análise pedagógica, que demanda uma extensa documentação sobre o corpo docente, currículos e infraestruturas disponíveis para os cursos de áreas críticas como medicina e enfermagem. Esta fase é essencial para entender a profundidade e a abrangência do ensino oferecido pelas instituições.

Uma das etapas mais importantes do processo é o preenchimento de um detalhado questionário, que abrange desde questões operacionais básicas do ensino médico até a integração da inteligência artificial nos currículos e a atualização contínua em temas globais de saúde.

Após esta etapa, a instituição passa por uma rigorosa fiscalização presencial, na qual uma equipe de avaliadores examina todos os aspectos da operação da faculdade, incluindo salas de aula, hospitais associados, unidades de pronto atendimento, UTIs e laboratórios.




PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600