Você está em: Página inicial | Notícias | FCMS apresenta suas ações nos serviços públicos de saúde e junto à comunidade

FCMS apresenta suas ações nos serviços públicos de saúde e junto à comunidade


08/04/2024

Em 7 de dezembro, às 8 horas, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP realizou o I Simpósio de Atenção à Saúde e Extensão. O evento teve como objetivo a exposição dos projetos realizados pelos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da instituição, bem como a escuta das vivências dos gestores municipais de saúde de Sorocaba e Salto, juntamente a representantes da sociedade, incluindo uma comunidade quilombola.

Apesar de se tratar da primeira edição do simpósio, sua estrutura, representada pela exposição dos projetos dos estudantes, data de 2006, quando o modelo curricular atual foi implementado. Essa exposição sempre se concentrou nas atividades incorporadas ao módulo de Prática em Atenção à Saúde (PAS). Inicialmente, o propósito era estabelecer um espaço de diálogo entre a administração municipal e a FCMS. No entanto, ao longo do tempo, a apresentação dos projetos assumiu uma posição de destaque, e, em virtude das limitações impostas pela pandemia, essa centralização expandiu-se ainda mais.

Com este primeiro simpósio, as discussões foram além das práticas em atenção à saúde, ganhando uma nova dimensão que envolve as atividades do curso de Enfermagem, os demais anos do curso de Medicina (e não somente do primeiro ao terceiro anos) e todas as demais atividades da FCMS, como as de extensão, por exemplo, desenvolvidas com interface à atenção primária à saúde.

“Esta é a maneira de divulgar ao corpo discente e docente, aos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e aos gestores, coordenadores e funcionários das UBSs o que foi executado ao longo do ano”, disse o diretor da FCMS, o professor Godofredo Campos Borges. O cerne desse módulo é a aproximação dos alunos com a população, com foco específico na importância das boas relações interpessoais centradas na humanização e no respeito às pessoas. Por isso, as atividades presenciais realizadas pelos alunos nas UBSs, nos atendimentos em domicílio e na Policlínica de Sorocaba são essenciais.

Presente no evento, a pró-reitora de Graduação da PUC-SP, professora-doutora Alexandra Fogli Serpa Geraldini, que já participou de outras apresentações anuais dos projetos de PAS, destacou ser um momento muito importante e que a FCMS tem um valor inestimável para a Reitoria e, especialmente, para ela. Também agradeceu e parabenizou a todos que participaram da atividade.

Até às 16h30, horário de encerramento do simpósio, ocorreram as conferências sobre saúde planetária, com o professor-doutor José Paulo Florenzano, e sobre o uso de novas tecnologias na educação e acessibilidade, apresentada pelo professor-doutor Felipe Hansted; a apresentação oral de trabalhos e a avaliação e premiação de pôsteres, além da mesa-redonda que discutiu os cenários da PAS na formação dos futuros profissionais da saúde.




PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600