Você está em: Página inicial | Notícias | Pesquisa na pós-graduação da PUC-SP inova em cola cirúrgica modificada para lesões cutâneas

Pesquisa na pós-graduação da PUC-SP inova em cola cirúrgica modificada para lesões cutâneas


08/04/2024

Em 16 de janeiro último, Rosana Doci, participante do programa de pós-graduação em Biomateriais e Medicina Regenerativa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, apresentou sua dissertação intitulada "Efeitos farmacológicos da Triancinolona associada à cola cirúrgica na cicatrização de feridas cutâneas em ratos Wistar".

O trabalho acadêmico de pós-graduação envolveu a linha de pesquisa voltada para a liberação modificada de fármacos, mais especificamente o estudo de um novo biomaterial incorporado com fármaco, uma ferramenta farmacológica inovadora para os procedimentos cirúrgicos em lesões cutâneas.

A banca examinadora contou com a participação da professora-doutora Ariana de Souza Moraes dos Santos e do professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues.

Segundo a professora-doutora e orientadora dessa pesquisa, Priscila Randazzo de Moura, o estudo é de suma importância para a medicina translacional, uma vez que a cola cirúrgica de 2-octil-cianoacrilato, modificada com o corticoide, pode ser um novo biomaterial a ser considerado em procedimentos cirúrgicos de feridas cutâneas superficiais. Entretanto, serão necessários mais estudos em fase pré-clínica e clínica para corroborar com os achados desta pesquisa.




PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600